quinta-feira, 28 de julho de 2011

Brasileiro tem falta de vitamina D ,consome muito sódio

Brasileiro tem falta de vitamina D e consome muito sódio, diz pesquisa
Vitamina é essencial para manter a força dos ossos e evitar fraturas.
Excesso de sódio é fator de risco para infartos e derrames.
Os brasileiros têm falta de vitamina D e consomem sódio em excesso, segundo a análise do consumo alimentar pessoal no Brasil feita pela Pesquisa de Orçamentos Familiares, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (28).

A pesquisa mostrou que, entre os adultos com idades entre 19 e 59 anos, os micronutrientes mais ausentes na alimentação são as vitaminas D e E, o cálcio, o magnésio e as vitaminas A e C. Isso engloba tanto homens quanto mulheres. Além disso, 89% dos homens dessa faixa etária e 70% das mulheres têm uma taxa de consumo de sódio acima dos níveis considerados seguros.
Acima dos 60 anos, a deficiência é nos mesmos nutrientes, com piridonixa e tiamina também entrando na lista. Entre os homens, 80% consomem mais sódio do que deveriam. Mas a situação melhora entre as mulheres com mais de 60, com 62%.
Entre os jovens com idades entre 10 e 18 anos, 70% consomem mais sódio do que o recomendado. Eles também apresentaram mais falta de vitaminas E e D, cálcio, vitamina A, fósforo, magnésio e vitamina C – e o problema é pior entre os que têm de 14 a 18 anos.
Vitamina D
As deficiências de vitamina D e cálcio estão intimamente ligadas, porque é ela quem ajuda o organismo a absorver o mineral. A falta de ambos enfraquece os ossos e aumenta a incidência de fraturas.
A principal fonte de vitamina D não está na alimentação, mas no sol. Os médicos recomendam que todas as pessoas passem pelo menos de 15 a 20 minutos no sol (antes das 10h da manhã, para evitar o câncer de pele). Alimentos como leite, ovos, manteiga e peixes também são fonte da vitamina.Fonte Programa bem estar 28/07/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário